Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6848
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: O efeito do lugar e a escolarização de crianças em estabelecimentos públicos
Author(s)/Inventor(s): Soares, Carolina Zucarelli
Advisor: Ribeiro, Luiz César de Queiroz
Abstract: A questão da educação ganha notoriedade nas agendas políticas do governo inserida num contexto de globalização e fluxo de informações. Diante de novos padrões de produtividade e competitividade, impostos pelos avanços tecnológicos, a instituição escolar passa a ter um papel central no acesso ao mercado de trabalho. No entanto, os resultados das avaliações de desempenho realizadas pelo Ministério da Educação sinalizam para um ensino público e gratuito que, apesar de universalizado, não contribui para a redução das desigualdades.
Abstract: The issue of education gains prominence in the political agendas of the government inserted in a context of globalization and information flow. Faced with new patterns of productivity and competitiveness, imposed by technological advances, the school institution has a central role in access to the labor market. However, the results of the performance evaluations carried out by the Ministry of Education point to a free and public education that, although universalized, does not contribute to the reduction of inequalities.
Keywords: Escola pública
Segregação espacial
Espaço urbano
Estratificação social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Production unit: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2006
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CZSoares-min.pdf431,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.