Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6855
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Telejornalismo na era da convergência das mídias: em cena o jornal nacional
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Natalia Sales dos
Orientador: Barbosa, Marialva Carlos
Resumo: Analisa as mudanças que o Jornal Nacional, o telejornal de maior audiência do país, vem passando ao longo dos anos. A intenção é perceber de que forma a convergência das mídias, dos dispositivos e dos meios influenciam nessas reconfigurações. Além disso, essa pesquisa busca refletir de que maneira a programação da TV, no papel de enunciador, se reinventa para alimentar a demanda do público, que agora tem novas experiências como receptor. Outro aspecto é o futuro da televisão frente aos novos costumes da audiência, verificando a sua centralidade como mídia e meio influenciador. Para tal, a pesquisa traz uma breve trajetória da televisão, contextualizando os momentos, e o surgimento do Jornal Nacional. Como embasamento teórico do tema proposto, abordamos o conceito de convergência midiática e a análise de alguns autores sobre os novos formatos dos telejornais. O estudo incluiu a análise de dois momentos do telejornal, buscando investigar elementos decorrentes dessa reconfiguração no formato e na linguagem, para acompanhar as inovações e garantir a fidelidade do seu público.
Palavras-chave: Telejornalismo
Convergência
Jornal Nacional (telejornal)
Televisão
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Natalia Sales dos. Telejornalismo na era da convergência das mídias: em cena o Jornal Nacional. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nsantos.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.