Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLagoa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.authorCosta, Valter Vinícius Lima de Sousa-
dc.date.accessioned2019-03-29T20:39:27Z-
dc.date.available2019-03-31T03:00:18Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Valter Vinícius Lima de Sousa. A coletividade em Aloísio Magalhães: a carreira do designer e estudo de caso sobre a popularização do Símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6883-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMagalhães, Aloísiopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subjectColetivismopt_BR
dc.titleA coletividade em Aloísio Magalhães: a carreira do designer e estudo de caso sobre a popularização do símbolo do IV centenário do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4053248213865133pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Junior, Amaury Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006pt_BR
dc.contributor.referee2Vianna, Andréia de Resende Barreto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7027082295975399pt_BR
dc.description.resumoAloísio Magalhães foi um dos mais importantes designers modernistas do Brasil, no século XX. Seguindo carreira como artista plástico, ele enxerga no design a possibilidade de se realizar como “artista da coletividade”. Pretende com isso criar obras de uso coletivo e recepção massiva, quando não vê mais essa possibilidade na pintura. A pesquisa almeja analisar sua carreira a partir da ótica da sua motivação pela coletividade, entendendo como essa se expressa para AM. Busca-se isso através das suas próprias obras, assim como pelo contexto – nacional e internacional - modernista que o influenciou. O estudo de caso se constitui em um projeto específico do designer, o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro, sucedido em 1965. É de interesse da pesquisa observar este projeto a partir do fenômeno de popularização que o envolve, tendo recebido um grande número de desenhos e aplicações espontâneas da população carioca. A partir dele pretende-se concretizar a investigação sobre a ideia de coletividade, motivadora da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vcosta.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.