Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6883
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lagoa, Maria Beatriz da Rocha | - |
dc.contributor.author | Costa, Valter Vinícius Lima de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T20:39:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Valter Vinícius Lima de Sousa. A coletividade em Aloísio Magalhães: a carreira do designer e estudo de caso sobre a popularização do Símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6883 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Magalhães, Aloísio | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Coletivismo | pt_BR |
dc.title | A coletividade em Aloísio Magalhães: a carreira do designer e estudo de caso sobre a popularização do símbolo do IV centenário do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4053248213865133 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva Junior, Amaury Fernandes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vianna, Andréia de Resende Barreto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7027082295975399 | pt_BR |
dc.description.resumo | Aloísio Magalhães foi um dos mais importantes designers modernistas do Brasil, no século XX. Seguindo carreira como artista plástico, ele enxerga no design a possibilidade de se realizar como “artista da coletividade”. Pretende com isso criar obras de uso coletivo e recepção massiva, quando não vê mais essa possibilidade na pintura. A pesquisa almeja analisar sua carreira a partir da ótica da sua motivação pela coletividade, entendendo como essa se expressa para AM. Busca-se isso através das suas próprias obras, assim como pelo contexto – nacional e internacional - modernista que o influenciou. O estudo de caso se constitui em um projeto específico do designer, o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro, sucedido em 1965. É de interesse da pesquisa observar este projeto a partir do fenômeno de popularização que o envolve, tendo recebido um grande número de desenhos e aplicações espontâneas da população carioca. A partir dele pretende-se concretizar a investigação sobre a ideia de coletividade, motivadora da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vcosta.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.