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http://hdl.handle.net/11422/6892
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pasqualino, Ilson Paranhos | - |
dc.contributor.author | Porto, Anna Carolinna Carrano Henriques | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-02T14:43:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:32Z | - |
dc.date.issued | 2009-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6892 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia do Petróleo | pt_BR |
dc.subject | Metal-Compósito | pt_BR |
dc.subject | Fibra de Vidro | pt_BR |
dc.subject | Flowlines | pt_BR |
dc.title | Análise experimental de colapso de dutos metal-compósito sob pressão externa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Antoun Netto, Theodoro | - |
dc.contributor.referee1 | Bastian, Fernando Luiz | - |
dc.description.resumo | Este projeto foi realizado com o objetivo de desenvolver um estudo experimental da concepção de dutos metal-compósito para aplicações como flowlines em águas ultraprofundas, onde são necessárias características como isolamento térmico, redução do peso, resistência estrutural e resistência à corrosão. Neste compósito, a matriz escolhida é a resina epóxi de cura lenta e o reforço é a fibra de vidro. Esta matriz irá manter as fibras posicionadas corretamente e irá garantir a estanquidade do tubo, enquanto o reforço garante ao tubo uma resistência mecânica adicional. Ao longo do projeto, seis modelos reduzidos foram laminados através do processo de vacuum-bag, usando o tubo de alumínio na parte interna e o compósito a base de fibra de vidro bidirecional com resina epóxi na camada externa. Utilizou-se unicamente a condição de não aderência entre o tubo de alumínio e a camada de compósito. Para isso foi aplicada graxa de silicone na superfície do tubo de alumínio antes da laminação. Essas amostras foram testadas sob carregamento de pressão hidrostática numa câmara hiperbárica. Além dos modelos reduzidos, foram fabricados corpos de prova a partir de placas retangulares para realização dos testes de tração e de compressão do compósito. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.relation.references | PORCIÚNCULA, S. L., RIBEIRO, J. E. D., GONCALVES, R. C. F. Marlim field: risers, flowlines and umbilicals developed. In: OFFSHORE TECHNOLOGY CONFERENCE, 1999. Proceedings....Houston: Offshore Technology Conference, 1999. v. 2, p. 87-103 OLIVEIRA Jr., S.C., 2006, “Estudo Numérico-Experimental de Dutos Metal-Compósito sob Carregamento de Pressão Hidrostática”, Dissertação de Doutorado, COPPE/ Universidade do Federal Rio de Janeiro. SOUZA, DANIEL MAX BUCCONI PEREIRA, 2006, “Análise dos Métodos de Lançamento de Dutos Rígidos para Diferentes Profundidades”, Projeto de Graduação, COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. NETTO, T.A, PASQUALINO, I.P.,NETTO, F.A., 2008, “Collapse Mechanism of Unbounded Metal-Composite Pipes Under Hydrostatic Pressure”. In: ASME 27th International Conference on Offshore Mechanics and Arctic Engineering. | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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