Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6893
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os problemas na saúde física e mental das operadoras de teleatividade, suas causas e consequências: relatos de algumas trabalhadoras
Author(s)/Inventor(s): Carmo, Luciana Rosa do
Advisor: Cavalcanti, Cecília Paiva Neto
Abstract: Este trabalho tem por finalidade retratar o trabalho da operadora de teleatividade e seus impactos na sua saúde física e mental. Para isso, é preciso conhecer um pouco a origem dessa profissão que cresce muito a cada ano no Brasil, também conhecer as atribuições da operadora e como surge a teleatividade em tempos de Reestruturação Produtiva. Busca também observar os problemas de saúde adquiridos por esta profissional no ambiente de trabalho, causas e consequências, que interferem em sua vida profissional, assim como nas relações sociais e familiares. Para desenvolvimento do trabalho foram coletados relatos de vivência na área de telemarketing, obtidos através de 4 entrevistas com pessoas que trabalharam nesta função e que adquiriram doenças no trabalho. Também tem o objetivo de contribuir para um debate repensando a legislação, em como utilizá-la a favor da operadora, visto que muitas normas existem a favor do consumidor e da empresa, mas no que se refere à melhorias para a operadora, deixa a desejar apesar de já existirem leis, mas que não são cumpridas. Neste ambiente de trabalho, as operadoras se unem devido às pressões sofridas e acabam se descobrindo como classe trabalhadora, independente da raça, etnia, religião ou grau de escolaridade.
Keywords: Ambiente de trabalho
saúde mental
Telemarketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Feb-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARMO, Luciana Rosa do. Os problemas na saúde física e mental das operadoras de teleatividade, suas causas e consequências: relatos de algumas trabalhadoras. 2014. 49 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LRCarmo.pdf480,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.