Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6893
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os problemas na saúde física e mental das operadoras de teleatividade, suas causas e consequências: relatos de algumas trabalhadoras
Autor(es)/Inventor(es): Carmo, Luciana Rosa do
Orientador: Cavalcanti, Cecília Paiva Neto
Resumo: Este trabalho tem por finalidade retratar o trabalho da operadora de teleatividade e seus impactos na sua saúde física e mental. Para isso, é preciso conhecer um pouco a origem dessa profissão que cresce muito a cada ano no Brasil, também conhecer as atribuições da operadora e como surge a teleatividade em tempos de Reestruturação Produtiva. Busca também observar os problemas de saúde adquiridos por esta profissional no ambiente de trabalho, causas e consequências, que interferem em sua vida profissional, assim como nas relações sociais e familiares. Para desenvolvimento do trabalho foram coletados relatos de vivência na área de telemarketing, obtidos através de 4 entrevistas com pessoas que trabalharam nesta função e que adquiriram doenças no trabalho. Também tem o objetivo de contribuir para um debate repensando a legislação, em como utilizá-la a favor da operadora, visto que muitas normas existem a favor do consumidor e da empresa, mas no que se refere à melhorias para a operadora, deixa a desejar apesar de já existirem leis, mas que não são cumpridas. Neste ambiente de trabalho, as operadoras se unem devido às pressões sofridas e acabam se descobrindo como classe trabalhadora, independente da raça, etnia, religião ou grau de escolaridade.
Palavras-chave: Ambiente de trabalho
saúde mental
Telemarketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Fev-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARMO, Luciana Rosa do. Os problemas na saúde física e mental das operadoras de teleatividade, suas causas e consequências: relatos de algumas trabalhadoras. 2014. 49 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRCarmo.pdf480.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.