Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6898
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Serviço Social e questão agrária: demandas e possibilidades de inserção profissional: um estudo de caso do acampamento Dom Tomas Balduíno
Autor(es)/Inventor(es): Estácio, Francisca de Sousa
Tutor: Dal Moro, Maristela
Resumen: Este trabalho tem como objeto de estudo a Questão Agrária brasileira e a inserção do Serviço Social em Acampamentos do MST. No caso específico do estudo buscamos apreender como se constituem as demandas sociais no campo, e como poderia se concretizar a inserção de assistentes sociais em acampamentos, e suas demandas explicitadas a partir da questão agrária brasileira. O estudo demonstra que a problemática da questão agrária brasileira é fruto do processo histórico de acumulação capitalista, que no caso brasileiro ocorreu mediante a colonização e concentração fundiária da terra para a garantia da manutenção do mercado para exportação. A partir do estudo pudemos notar a fragilidade das políticas implementadas pelo Estado para o campo, o que consequentemente torna frágil a inserção profissional. Constata-se também que a inserção profissional junto às famílias acampadas será desafiadora pela invisibilidade que esse tema tem dentro do Serviço Social, uma vez que o conjunto da categoria ainda não o visibiliza como demanda profissional. É nessa direção que se colocam os desafios para o profissional que atua neste espaço ocupacional: apreender as particularidades deste segmento e tentar propor alternativas que possibilitem construir um novo fazer profissional.
Materia: Movimentos sociais
Reforma agrária
Serviço social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ESTÁCIO, Francisca de Sousa. Serviço Social e questão agrária: demandas e possibilidades de inserção profissional: um estudo de caso do acampamento Dom Tomas Balduíno. 2015. 60 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FSEstácio.pdf684.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.