Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6937
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neto, Waldmir Nascimento Araújo | - |
dc.contributor.author | Silva, Yasmim Lanatte de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T15:13:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6937 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.title | Redes sociais e suas vantagens semióticas no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2986401866556116 | pt_BR |
dc.description.resumo | O acesso à dispositivos móveis vem aumentando nos últimos anos. O uso desses aparelhos em sala de aula normalmente é visto como distração. De acordo com Bueno (2014), as tecnologias digitais possibilitam a ampliação das relações interpessoais e o acesso à informação, entre outras ações. Com isso, para mudar esse contexto de afastamento entre a escola e as tecnologias, os professores precisariam conhecer, experimentar e investigar as mesmas. O trabalho tem como objetivo geral comparar as diferentes redes sociais, observando as suas ferramentas determinando qual se mostra mais efetiva para utilização como ferramenta de ensino. Além desse objetivo geral, pretende-se observar as vantagens semióticas do uso das redes sociais e concluir se o pertencimento é um fator decisivo para o uso de redes sociais como ferramenta de ensino. Como metodologia para primeira parte do trabalho, foi usado um quadro de análise que compara as ferramentas de cada um dos sites escolhidos. Para segunda parte, as estratégias de ensino apresentadas por Berk em seu trabalho foram adaptadas e articuladas com a proposta de habilidades e competências ditas nos parâmetros curriculares nacionais. Foram montados exemplos de como alguns assuntos podem ser abordados em postagens em redes sociais. O Instagram apresentou as melhores ferramentas comparadas com as outras redes sociais e nele foram feitas as postagens. O uso de imagens, quadrinhos e a realização de montagens, podem facilitar o entendimento do aluno do conteúdo. Com os caminhos tomados para a criação do conteúdo online, observou-se que o pertencimento tem fator decisivo no uso das redes sociais como ferramenta de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Yasmin Lanatte de Oliveira Silva.pdf | 529.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.