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dc.contributor.advisorNeto, Waldmir Nascimento Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Yasmim Lanatte de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-04-03T15:13:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:33Z-
dc.date.issued2017-04-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6937-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleRedes sociais e suas vantagens semióticas no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2986401866556116pt_BR
dc.description.resumoO acesso à dispositivos móveis vem aumentando nos últimos anos. O uso desses aparelhos em sala de aula normalmente é visto como distração. De acordo com Bueno (2014), as tecnologias digitais possibilitam a ampliação das relações interpessoais e o acesso à informação, entre outras ações. Com isso, para mudar esse contexto de afastamento entre a escola e as tecnologias, os professores precisariam conhecer, experimentar e investigar as mesmas. O trabalho tem como objetivo geral comparar as diferentes redes sociais, observando as suas ferramentas determinando qual se mostra mais efetiva para utilização como ferramenta de ensino. Além desse objetivo geral, pretende-se observar as vantagens semióticas do uso das redes sociais e concluir se o pertencimento é um fator decisivo para o uso de redes sociais como ferramenta de ensino. Como metodologia para primeira parte do trabalho, foi usado um quadro de análise que compara as ferramentas de cada um dos sites escolhidos. Para segunda parte, as estratégias de ensino apresentadas por Berk em seu trabalho foram adaptadas e articuladas com a proposta de habilidades e competências ditas nos parâmetros curriculares nacionais. Foram montados exemplos de como alguns assuntos podem ser abordados em postagens em redes sociais. O Instagram apresentou as melhores ferramentas comparadas com as outras redes sociais e nele foram feitas as postagens. O uso de imagens, quadrinhos e a realização de montagens, podem facilitar o entendimento do aluno do conteúdo. Com os caminhos tomados para a criação do conteúdo online, observou-se que o pertencimento tem fator decisivo no uso das redes sociais como ferramenta de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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