Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6937
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Redes sociais e suas vantagens semióticas no ensino de química |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Yasmim Lanatte de Oliveira |
Tutor: | Neto, Waldmir Nascimento Araújo |
Resumen: | O acesso à dispositivos móveis vem aumentando nos últimos anos. O uso desses aparelhos em sala de aula normalmente é visto como distração. De acordo com Bueno (2014), as tecnologias digitais possibilitam a ampliação das relações interpessoais e o acesso à informação, entre outras ações. Com isso, para mudar esse contexto de afastamento entre a escola e as tecnologias, os professores precisariam conhecer, experimentar e investigar as mesmas. O trabalho tem como objetivo geral comparar as diferentes redes sociais, observando as suas ferramentas determinando qual se mostra mais efetiva para utilização como ferramenta de ensino. Além desse objetivo geral, pretende-se observar as vantagens semióticas do uso das redes sociais e concluir se o pertencimento é um fator decisivo para o uso de redes sociais como ferramenta de ensino. Como metodologia para primeira parte do trabalho, foi usado um quadro de análise que compara as ferramentas de cada um dos sites escolhidos. Para segunda parte, as estratégias de ensino apresentadas por Berk em seu trabalho foram adaptadas e articuladas com a proposta de habilidades e competências ditas nos parâmetros curriculares nacionais. Foram montados exemplos de como alguns assuntos podem ser abordados em postagens em redes sociais. O Instagram apresentou as melhores ferramentas comparadas com as outras redes sociais e nele foram feitas as postagens. O uso de imagens, quadrinhos e a realização de montagens, podem facilitar o entendimento do aluno do conteúdo. Com os caminhos tomados para a criação do conteúdo online, observou-se que o pertencimento tem fator decisivo no uso das redes sociais como ferramenta de ensino. |
Materia: | Redes sociais Ensino de química Semiótica |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 4-abr-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Yasmin Lanatte de Oliveira Silva.pdf | 529.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.