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dc.contributor.advisorNeves, Marcelo de Almeida Santos-
dc.contributor.authorAhumada Fonfach, José Miguel-
dc.date.accessioned2019-04-03T15:40:24Z-
dc.date.available2019-04-05T03:00:11Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6942-
dc.description.abstractThis work develops a numerical model for external and internal flows to a ship under regular waves. The numerical model consists of the coupling of two methods with different nature, which were evaluated independently in a first stage. The first one is the time domain method based on the panel method and potential theory to calculate the ship dynamic in regular waves; here the formulation of ship motion equations considers nonlinear terms and the Froude-Krilov force is extrapolated to the instantaneous free surface. The time domain method was evaluated in a simple case of a box shape under transversal and longitudinal waves, analyzing the roll, heave and pitch motion amplitudes. The other method was a particles method based on the Euler equations, specifically the called I-MPS (Improved Moving Particle Semi-implicit) to study the internal flow with complex free surfaces. The I-MPS includes a new formulation for the boundary condition on the walls; several cases of internal flow, dambreak, sloshing and sloshing with mass transfer in a 2D box were studied and compared with experimental results, showing good results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia oceânicapt_BR
dc.subjectAnálise não-linearpt_BR
dc.subjectEscoamento internopt_BR
dc.titleModelo numérico de efeitos hidrodinâmicos em escoamentos internos e externospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Wanderley., Juan Bautista Villa-
dc.contributor.referee2Conceição, Carlos Antonio Levi da-
dc.contributor.referee3Alves, José Luis Drummond-
dc.contributor.referee4Assi, Gustavo Roque da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve um modelo numérico para escoamentos externos e internos para um navio sob ondas regulares. O modelo numérico consiste no acoplamento de dois métodos de natureza diferente, que foram avaliados de forma independente numa primeira etapa. O primeiro é o método no domínio do tempo baseado no método dos painéis e a teoria potencial para determinar a dinâmica do navio em ondas regulares; aqui a formulação das equações de movimento de navio considera termos não-lineares e a força de Froude-Krilov é extrapolada até a superfície livre instantânea. O outro método foi um método de partículas, com base nas equações de Euler, especificamente o chamado I-MPS (Improved Moving Particle Semi-implicit) para estudar o escoamento interno com superfícies livres complexas, o qual inclui uma nova formulação para a condição de limite nas paredes. Além, foram estudados vários casos de escoamento interno, colapso de coluna de agua, sloshing e sloshing com transferência de massa, em uma caixa 2D, comparando com resultados experimentais, onde foram encontradas boas concordâncias entre os resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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