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dc.contributor.advisorTeixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.authorNascimento, Viviane de Assis-
dc.date.accessioned2019-04-03T15:46:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:33Z-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6944-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicamentopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleMedicamento como tema de contextualização no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.contributor.authorLattesttp://lattes.cnpq.br/1729469101722856pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3917562414471620pt_BR
dc.contributor.referee1Takase, Iracema-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Daniella Lopez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219419085511667pt_BR
dc.description.resumoA importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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