Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6944
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Teixeira, Viviane Gomes | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Viviane de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T15:46:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6944 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Medicamento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.title | Medicamento como tema de contextualização no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1229963402809254 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | ttp://lattes.cnpq.br/1729469101722856 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3917562414471620 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vale, Daniella Lopez | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9219419085511667 | pt_BR |
dc.description.resumo | A importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Viviane de Assis Nascimento.pdf | 305.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.