Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6944
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Viviane de Assis
Orientador: Teixeira, Viviane Gomes
Coorientador: Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos
Resumo: A importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida.
Palavras-chave: Medicamento
Ensino de química
Interação social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Abr-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane de Assis Nascimento.pdf305.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.