Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6954
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O Sistema Único de Saúde e os impactos neoliberais: o serviço social na Faculdade de Odontologia da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Isabelle Guedes dos
Tutor: Morgado, Rosana
Resumen: Análise da trajetória da política de saúde no Brasil que é conquistada, pela Constituição Federal de 1988 como um direito, e os impasses para que a saúde seja de fato universal e democrática como previsto na lei. Adicionado a isso, pretende-se também realizar reflexões sobre a prática profissional do assistente social que atua na Faculdade de Odontologia da UFRJ (FOUFRJ). Nesse sentido, parte-se do pressuposto de que a reforma do Estado na lógica neoliberal, cujo um dos objetivos primordiais é a obtenção de lucro através da mercantilização dos serviços básicos à população, está diretamente relacionada ao processo de precarização do Sistema Único de Saúde, gerando também rebatimentos negativos na prática profissional dos assistentes sociais que atuam em diversos espaços sócio-ocupacionais, em especial, para fins deste trabalho, as profissionais que trabalham na FOUFRJ. Como principais resultados foram identificados que os impactos da política neoliberal chegam até o Sistema Único de Saúde, principalmente, por meio das Organizações Sociais de Saúde que vão de encontro aos princípios do SUS e, em relação ao espaço sócio-ocupacional do assistente social que foi estudado, esse processo se faz presente por meio da mercantilização dos serviços de saúde prestados. Somado a isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com o objetivo de conhecer e analisar o perfil dos usuários atendidos pela Clínica Integrada, no qual, além de possibilitar reflexões sobre qual o perfil socioeconômico dos usuários que apresentam as maiores demandas para o Serviço Social, visando contribuir para o aprimoramento da intervenção.
Materia: Saúde pública
Política de saúde
Sistema Único de Saúde
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Isabelle Guedes dos. O Sistema Único de Saúde e os impactos neoliberais: o Serviço Social na Faculdade de Odontologia da UFRJ. 2016. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IGSantos.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.