Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7020
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Engenharia reversa aplicada à caracterização química de materiais poliméricos utilizados em procedimentos odontológicos
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Vanessa Macedo da
Orientador: Teixeira, Viviane Gomes
Coorientador: Nunes, Regina Célia Reis
Resumo: Materiais poliméricos apresentam inúmeras aplicações comerciais, dentre as quais podem ser citadas utilizações no segmento odontológico. Em virtude da importância econômica que apresentam, os polímeros são foco de inúmeras pesquisas, onde a engenharia reversa se apresenta como ferramenta de desenvolvimento tecnológico, aplicada a deformulação de artefatos poliméricos, visando avaliação aprofundada de suas características. O presente trabalho abordou o estudo de lençóis de borracha utilizados em isolamento dentário em tratamentos endodônticos, de diferentes fornecedores comerciais, com o objetivo de avaliar possíveis diferenças qualitativas e/ou quantitativas entre os mesmos. Diversas técnicas analíticas clássicas e instrumentais foram utilizadas, tais como: avaliação do comportamento dos materiais quando submetidos ao calor, a solventes e a ácidos; análise térmica (análise termogravimétrica – TGA e análise dinâmico-mecânica – DMA) e espectroscopia no infravermelho (FTIR). A avaliação dos resultados obtidos indicou que o polímero presente nos lençóis de borracha comerciais é a borracha natural. Pela análise termogravimétrica, foi possível observar que as amostras apresentam composições diferenciadas. As análises de tan delta e módulo de armazenamento, obtidas pela análise termo dinâmico-mecânica, evidenciaram diferenças na quantidade de ligações cruzadas dos materiais, dado que pode relacionar-se com o desempenho dos materiais. O estudo mostrou que a engenharia reversa foi eficiente ao evidenciar diferenças entre os materiais avaliados.
Palavras-chave: Engenharia reversa
Espectroscopia.
Caracterização química
Materiais poliméricos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Jul-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Macedo da Silva.pdf293.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.