Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/703
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estratégia de crescimento da Souza Cruz à luz da teoria de Alfred Chandler
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Rafael Ribeiro
Advisor: Vinha, Valéria Gonçalves da
Abstract: Estuda a história da empresa Souza Cruz identificando como esta transformou a indústria de tabaco brasileira, quais os investimentos e as estratégias realizadas que possibilitaram à empresa alcançar a posição de líder desta indústria, ao criar enormes vantagens competitivas e barreiras à entrada de novos competidores, quais os desafios surgidos ao longo da trajetória da empresa e como esta lidou com tais desafios. Para tanto, será feito um detalhado estudo desde a criação da empresa, no começo do século XX, até os dias atuais, onde a empresa enfrenta um crescente mercado ilegal de cigarros e um ambiente cada vez mais restritivo ao consumo, produção e distribuição do cigarro, além de uma avaliação da situação atual da empresa e das expectativas para o futuro. Depois de analisarmos todos os movimentos estratégicos realizados ao longo desta trajetória, iremos compará-los com o modelo de crescimento proposto por Alfred Chandler e seus conceitos de estratégia e estrutura, desenvolvidos a partir do estudo da grande empresa industrial.
Keywords: Estratégia empresarial
Estrutura organizacional
Companhia de Cigarros Souza Cruz
Indústria do tabaco
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
Department : Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/703
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Ribeiro Pereira - Monografia (105043737).pdf231,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.