Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/703
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégia de crescimento da Souza Cruz à luz da teoria de Alfred Chandler
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Rafael Ribeiro
Orientador: Vinha, Valéria Gonçalves da
Resumo: Estuda a história da empresa Souza Cruz identificando como esta transformou a indústria de tabaco brasileira, quais os investimentos e as estratégias realizadas que possibilitaram à empresa alcançar a posição de líder desta indústria, ao criar enormes vantagens competitivas e barreiras à entrada de novos competidores, quais os desafios surgidos ao longo da trajetória da empresa e como esta lidou com tais desafios. Para tanto, será feito um detalhado estudo desde a criação da empresa, no começo do século XX, até os dias atuais, onde a empresa enfrenta um crescente mercado ilegal de cigarros e um ambiente cada vez mais restritivo ao consumo, produção e distribuição do cigarro, além de uma avaliação da situação atual da empresa e das expectativas para o futuro. Depois de analisarmos todos os movimentos estratégicos realizados ao longo desta trajetória, iremos compará-los com o modelo de crescimento proposto por Alfred Chandler e seus conceitos de estratégia e estrutura, desenvolvidos a partir do estudo da grande empresa industrial.
Palavras-chave: Estratégia empresarial
Estrutura organizacional
Companhia de Cigarros Souza Cruz
Indústria do tabaco
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Ribeiro Pereira - Monografia (105043737).pdf231.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.