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dc.contributor.advisorCaiafa, Janice-
dc.contributor.authorCouto, Alline Viana-
dc.date.accessioned2016-08-23T13:30:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:58Z-
dc.date.issued2006-12-04-
dc.identifier.citationCOUTO, Alline Viana. Propaganda institucional e construção da imagem corporativa das organizações Bradesco e Odebrecht . 2006. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/710-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectImagem corporativapt_BR
dc.subjectBradescopt_BR
dc.subjectOdebrechtpt_BR
dc.titlePropaganda institucional e construção da imagem corporativa das organizações Bradesco e Odebrechtpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5174499287349022pt_BR
dc.contributor.referee1Vaz, Paulo Roberto Gibaldi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807pt_BR
dc.contributor.referee2Lacombe, Fábio Penna-
dc.description.resumoEste trabalho busca investigar o papel da propaganda institucional como ferramenta de marketing e seus efeitos. A atuação do marketing nos diversos ambientes da vida social é examinada a partir da noção de agenciamento coletivo do consumo, desenvolvida por Burrowes. A dinâmica de mutação do capitalismo gera crescente valorização da imagem corporativa. Atualmente, o capitalismo não é mais dirigido para a produção, mas para venda ou para o mercado, quer vender serviços. Ele opera principalmente no nível da produção de subjetividade. A pesquisa explora a atuação da propaganda institucional como um importante fator de criação, reforço ou correção da imagem corporativa, sendo um forte componente de produção subjetiva. A imagem corporativa é considerada um elemento ainda mais crítico no marketing de serviços. Empresas prestadoras de serviço investem com bastante intensidade em propaganda institucional. Nesse tipo de comunicação, nota-se que o tema responsabilidade social é muito recorrente. O objetivo geral deste estudo é investigar o processo de construção de imagem corporativa,analisando a propaganda institucional das organizações Bradesco e Odebrecht e individualizando o discurso de responsabilidade social presente nesses anúncios. A análise problematiza os pressupostos implícitos, identifica as ressonâncias e implicações desse discurso empresarial cada vez mais difuso em nossa sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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