Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7313
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização por ensaios magnéticos não destrutivos de aços HP provenientes de fornos de reforma
Autor(es)/Inventor(es): Correa, Mónica Patricia Arenas
Orientador: Rebello, João Marcos Alcoforado
Resumo: Este trabalho objetiva a caracterização, através de ensaios magnéticos, dos diferentes estágios de envelhecimento a que são submetidos tubos de aços austeníticos HP em serviço nos fornos de reforma da indústria do petróleo. A premissa adotada é que o envelhecimento provoca transformações microestruturais que modificam as suas propriedades magnéticas. A técnica de inspeção por correntes parasitas e um sensor de magnetismo permanente foram utilizados para a caracterização magnética do aço HP. Os sinais obtidos, tanto com a técnica de correntes parasitas quanto com o sensor, foram plotados em um mapa de contraste com o objetivo de mostrar uma visualização completa das diferentes regiões, bem como retratar a maneira como estas podem se correlacionar com o estado de envelhecimento do material.
Resumo: This study aims to characterize, through magnetic tests, the different aging stages to which are submitted HP austenitic steel tubes when operating in oil industry's reformer furnaces. The assumption adopted here is that aging causes microstructural transformations that modify their magnetic properties. The eddy currents technique and a permanent magnetic sensor were used for the HP steel magnetic characterization. The resulting signals, both from eddy currents and sensor were plotted on a contrast map with the purpose of showing a thorough visualization of the different regions, as well as establishing the way that the regions correlate with the material aging state.
Palavras-chave: Engenharia metalúrgica e de materiais
Ensaios magnéticos
Inspeção
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
871932.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.