Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRolim, Luís Guilherme Barbosa-
dc.contributor.authorMontezano, Bruno Eduardo Monteiro-
dc.date.accessioned2019-04-17T17:51:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:14Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7329-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerogeradorpt_BR
dc.subjectElétricapt_BR
dc.titleModelo dinâmico de visualização de um aerogerador com velocidade de rotação variável e controle de passo em vmrlpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Souza, Antonio Lopes de-
dc.contributor.referee1Dutra, Ricardo Marques-
dc.contributor.referee2Souza, Hamilton Moss de-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende apresentar um modelo dinâmico de visualização de um aerogerador com velocidade de rotação variável e controle de passo em Realidade Virtual utilizando a linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language). A energia eólica tem se mostrado como uma alternativa viável para o fornecimento de energia, inserindo-se como uma importante fonte no mercado energético mundial. Além de ser uma alternativa energética cada vez mais competitiva economicamente, um dos grandes incentivos para o uso dessa forma de energia está nos baixos impactos ambientais causados por ela. No Brasil, chegou-se a 237 MW de potência eólica instalada. Um marco importante, porém muito aquém do potencial eólico estimado de 140 GW. Um dos obstáculos à introdução de uma nova tecnologia é a falta de informação. A utilização de meios de comunicação para divulgação de informações sobre essas tecnologias é uma forma de propiciar a aceitação pela sociedade, além de estimular a formação de recursos humanos, indispensáveis ao desenvolvimento. O uso de ambientes virtuais interativos é apontado como um meio de comunicação capaz de auxiliar a difusão e assimilação de assuntos complexos como a tecnologia de geração eólica. Além de permitir ao aluno uma maior flexibilidade no aprendizado, o uso de ambientes interativos na educação rompe com o paradigma do ensino presencial, indo além dos limites físicos da sala de aula. Essa perspectiva permite o alcance de uma audiência muito mais ampla. O objetivo desse trabalho é criar uma ferramenta de auxílio ao ensino e a difusão da tecnologia eólica, favorecendo indiretamente o desenvolvimento dessa energia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10001327.pdf5.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.