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http://hdl.handle.net/11422/7329
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rolim, Luís Guilherme Barbosa | - |
dc.contributor.author | Montezano, Bruno Eduardo Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T17:51:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2007-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7329 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aerogerador | pt_BR |
dc.subject | Elétrica | pt_BR |
dc.title | Modelo dinâmico de visualização de um aerogerador com velocidade de rotação variável e controle de passo em vmrl | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Souza, Antonio Lopes de | - |
dc.contributor.referee1 | Dutra, Ricardo Marques | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Hamilton Moss de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende apresentar um modelo dinâmico de visualização de um aerogerador com velocidade de rotação variável e controle de passo em Realidade Virtual utilizando a linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language). A energia eólica tem se mostrado como uma alternativa viável para o fornecimento de energia, inserindo-se como uma importante fonte no mercado energético mundial. Além de ser uma alternativa energética cada vez mais competitiva economicamente, um dos grandes incentivos para o uso dessa forma de energia está nos baixos impactos ambientais causados por ela. No Brasil, chegou-se a 237 MW de potência eólica instalada. Um marco importante, porém muito aquém do potencial eólico estimado de 140 GW. Um dos obstáculos à introdução de uma nova tecnologia é a falta de informação. A utilização de meios de comunicação para divulgação de informações sobre essas tecnologias é uma forma de propiciar a aceitação pela sociedade, além de estimular a formação de recursos humanos, indispensáveis ao desenvolvimento. O uso de ambientes virtuais interativos é apontado como um meio de comunicação capaz de auxiliar a difusão e assimilação de assuntos complexos como a tecnologia de geração eólica. Além de permitir ao aluno uma maior flexibilidade no aprendizado, o uso de ambientes interativos na educação rompe com o paradigma do ensino presencial, indo além dos limites físicos da sala de aula. Essa perspectiva permite o alcance de uma audiência muito mais ampla. O objetivo desse trabalho é criar uma ferramenta de auxílio ao ensino e a difusão da tecnologia eólica, favorecendo indiretamente o desenvolvimento dessa energia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica |
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