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dc.contributor.advisorEllwanger, GIlberto Bruno-
dc.contributor.authorBrodsky, Luciene Alves-
dc.date.accessioned2019-04-18T14:14:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:14Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7336-
dc.description.abstractThe research for new oil reserves has led the offshore industry to seek ways to adapt to the new types of environment: deep and ultra-deep waters. The demand for pipelines (rigid and / or flexible) meant that oil and gas companies not only invested in the production of equipment, but also in studies of new technologies. Therefore, with the oil industry going to ever deeper waters, the maritime structures are exposed to extreme loads, motivating the research for new solutions and proposed configurations for oil exploration/explotation. Among these new conceptions, we can highlight the rigid submarine jumper. At present, there is not yet a detailed literature for the analysis of rigid jumpers, nor a specific design norm, which makes the fatigue analysis of this type of structure often neglected, since many designers consider this structure with eminent behavior static. The objective of this thesis is a comparative study of the behavior of a subsea jumper submitted to a uniform current flow using the DNVGL-RP-F105 (2017) calculation by the response method and numerical and experimental analyzes of a subsea jumper model modeled in the current from the LOC (Waves and Currents Laboratory).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectJumper submarinopt_BR
dc.subjectAnálise experimentalpt_BR
dc.subjectVibração induzida por vórtice in-linept_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleVibrações induzidas por vórtices em estruturas tipo Jumpers em águas profundaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4382313492035634pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Fernandes, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee1Conceição, Carlos Antonio Levi da-
dc.contributor.referee2Caire, Marcelo-
dc.contributor.referee3Franciss, Ricardo-
dc.contributor.referee4Pereira, Anderson-
dc.description.resumoA busca por novas reservas de petróleo fez com que a indústria offshore buscasse meios de adequação aos novos tipos de ambiente: as águas profundas e ultra profundas. A demanda por dutos (rígidos e/ou flexíveis) fez com que as empresas do setor de óleo e gás não só investissem na produção dos equipamentos, mas também nos estudos de novas tecnologias. Portanto, com a indústria petrolífera indo para águas cada vez mais profundas, as estruturas marítimas estão expostas a carregamentos extremos, motivando assim a busca por novas soluções e propostas de configurações para a exploração/explotação de petróleo. Dentre estas novas concepções podemos destacar o jumper rígido submarino. Atualmente, ainda não existe uma literatura detalhada para análise de jumpers rígidos, e nem uma norma específica de projeto, o que faz com que a análise de fadiga desse tipo de estrutura seja muitas vezes desprezada, já que muitos projetistas consideram essa estrutura com comportamento eminentemente estático. Será apresentado nesta tese um estudo comparativo do comportamento de um jumper submarino submetido a um fluxo de corrente uniforme utilizando o cálculo da DNVGL-RP-F105 (2017) pelo método de resposta e análises numéricas e experimentais de um modelo de jumper submarino modelado no tanque de corrente do LOC (Laboratório de Ondas e Correntes).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::ESTRUTURAS NAVAIS E OCEANICAS::SINTESE ESTRUTURAL NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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