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http://hdl.handle.net/11422/7353
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ellwanger, Gilberto Bruno | - |
dc.contributor.author | Loureiro, Paula Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-18T17:18:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:56Z | - |
dc.date.issued | 2011-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7353 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vibrações | pt_BR |
dc.subject | Dutos | pt_BR |
dc.subject | Estruturas offshore | pt_BR |
dc.title | Análise de vãos livres em dutos rígidos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Carneiro, Daniel Lyrio | - |
dc.contributor.referee1 | Santiago, José Antônio Fontes | - |
dc.description.resumo | O estudo das vibrações induzidas por desprendimento de vórtices (VIV) vem adquirindo grande importância na indústria offshore. Dependendo das condições de carregamento as VIV‟s podem reduzir drasticamente a vida útil a fadiga de um riser ou duto submarino. Este trabalho visa apresentar as principais características do fenômeno de formação de vórtices, as condições para que haja vibração induzida por vórtices (VIV), e consequentemente a fadiga, e as principais metodologias de análise disponíveis atualmente. O enfoque é dado à análise estrutural dinâmica de dutos submarinos em águas, onde o efeito do VIV se da devido à correntes marinhas. Ao final, a metodologia da norma DnV-RP-F105 é analisada para vãos-livres. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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