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http://hdl.handle.net/11422/7370
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Avaliação da capacidade de resposta a um acidente envolvendo vazamento de grande magnitude de óleo no mar durante a atividade de perfuração offshore no Brasil |
Author(s)/Inventor(s): | Inafuku, Ligia Yoko Helal, Marina Pires |
Advisor: | Carvalho, Denize Dias de |
Abstract: | Devido às descobertas de grande quantidade de óleo de boa qualidade nos reservatórios do Pré-Sal, o Brasil encontra-se em destaque no setor de Exploração e Produção (E&P) offshore de petróleo e gás natural. Como as condições operacionais nesses locais são semelhantes às do Golfo do México, onde ocorreu, em 2010, um grande derramamento de óleo, o presente trabalho analisou o sistema de resposta a situações de emergência dessa natureza atualmente aplicado e aceito no país. As informações levantadas indicaram, principalmente, que: as novas condições sob as quais se realizam as atividades de E&P de petróleo atualmente impõem diversos desafios; há um excesso de legislações a serem seguidas durante as atividades de perfuração marítima no Brasil, porém, muitas com deficiências conceituais; os equipamentos exigidos apresentam diversas limitações; e os impactos resultantes de vazamentos de grandes volumes de óleo para o mar são extremamente negativos e afetam o meio ambiente, a sociedade e a economia. Foram identificadas algumas medidas necessárias para melhorar o sistema atual e garantir um atendimento eficiente a eventos extremos de emergência, como: mudança no conteúdo dos Planos de Emergência Individual (PEI) elaborados atualmente, avaliação da possibilidade de exigência de novos equipamentos para resposta a derramamentos pela legislação brasileira, como os que foram testados e implementados no acidente no Golfo do México em 2010, criação de Planos de Áreas e do Plano Nacional de Contingência e modernização e adequação do sistema internacional de resposta às atuais situações adversas de E&P de petróleo. Vale destacar que, apesar das modificações citadas serem muito importantes, foi possível concluir que é sempre melhor investir em segurança, a fim de se evitar, ao máximo, a ocorrência desses acidentes com grande potencial de impacto ambiental e socioeconômico. |
Keywords: | Acidentes Vazamento de óleo |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL |
Production unit: | Escola Politécnica |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Feb-2011 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
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