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dc.contributor.advisorPires Júnior, Floriano Carlos Martins-
dc.contributor.authorMartins, Monique Mota-
dc.date.accessioned2019-04-25T16:04:38Z-
dc.date.available2019-04-27T03:00:11Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7416-
dc.description.abstractThe Electronic Chart Display and Information System (ECDIS) has become a key element in ships' bridge and it is of great importance for the officer to interact well with the system to maintain safety of navigation. The objective of the study is to analyze the shared cognitive system between the operator and the ECDIS system during navigation from the perspective of Resilience Engineering. The data for analysis were obtained through simulation. As stated in the International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers (STCW), Situational Awareness (SA) when using ECDIS is a requirement. Therefore the first approach of the work was to try to measure the SA of officer according to Endsley's theory. For that, a questionnaire was applied to the simulation participants for objective measurement. The verbal protocol was recorded through the think aloud process and functional cognitive models were used to understand the participants' mental processes during the task. Results showed that difficulties faced can lead to goal changes, but it is still possible maintain control and thus safety of navigation. The results suggest that the vision for these models can be complete by being able to represent and consider the aspects of time and objectives of the operator.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia oceânicapt_BR
dc.subjectEngenharia de resiliênciapt_BR
dc.subjectSistemas cognitivospt_BR
dc.titleAnálise da navegação com ECDIS (sistema de apresentação de cartas eletrônicas e informações) utilizando conceitos de engenharia de resiliênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6665266078905217pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gomes, José Orlando-
dc.contributor.referee1Caprace, Jean David Job Emmanuel Marie-
dc.contributor.referee2Righi, Ângela Weber-
dc.description.resumoO Sistema de apresentação de cartas eletrônicas e informações (ECDIS) tem se tornado elemento chave nos passadiços dos navios e é de grande importância que o navegador interaja bem com o sistema para manter a segurança da navegação. O objetivo do estudo é analisar o sistema cognitivo compartilhado entre o operador e o sistema ECDIS durante a navegação a partir da perspectiva da Engenharia de Resiliência. Os dados para análise foram obtidos por meio de simulação. Conforme consta na convenção Internacional sobre normas e treinamento de marítimos, expedição de certificados e serviços de quarto, a Consciência Situacional (CS) ao utilizar o ECDIS é uma exigência. Para medir a CS dos navegadores conforme a teoria de Endsley, Para tal, foi aplicado um questionário para os participantes do simulado para medição objetiva. O protocolo verbal foi gravado, por meio do processo think aloud e foram utilizados modelos cognitivos funcionais visando compreender o processo mental dos participantes durante a realização da tarefa. Os resultados demonstraram que dificuldades enfrentadas podem gerar alteração de objetivos, mas ainda é possível manter o controle e assim a segurança da navegação. Os resultados sugerem que a visão por esses modelos pode ser completa por conseguir representar e considerar os aspectos de tempo e objetivos do operador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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