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Tipo: Dissertação
Título: Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Jeferson Ferreira de
Orientador: Cyrino, Julio Cesar Ramalho
Resumo: A imprescindibilidade de salvaguardar os direitos e exercer os deveres do Brasil no mar, na plataforma continental e sua extensão (Amazônia Azul), gera a necessidade do projeto e obtenção de plataformas de combate eficientes e confiáveis os quais estão descritos na Estratégia Nacional de Defesa (END). Objetivando a eficiência estrutural este trabalho analisou o colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devida à flexão longitudinal projetado por norma. Após a validação das condições de contorno e da análise da seção mestra obteve-se as diferenças percentuais entre os momentos últimos, tosamento e alquebramento, calculados pela norma e os resultantes da simulação por elementos finitos. Obteve-se, também, as diferenças percentuais entre as tensões últimas de flambagem dos diversos escantilhões e as obtidas na flambagem dos perfis e chapas. Os resultados foram 18% e 23% de diferenças em tosamento e alquebramento, respectivamente. A diferença global média entre as tensões últimas encontradas e as previstas por norma foi de 44%.
Resumo: The necessity of safeguarding the rights and exercising Brazil's obligations at sea, on the continental shelf and its extension (Blue Amazon), generates the need to design and obtain efficient and reliable combat platforms, which are described in the National Defense Strategy (NDS). Aiming at structural efficiency, this work analyzed the progressive collapse of the midship of a military vessel due to longitudinal bending designed by standard. After the validation of the boundary conditions and the analysis of the midship section, we obtained the percentage differences between the last moments, sagging and hogging, calculated by the norm and those resulting from the simulation by finite elements. The percentage differences between the last buckling stress of the different stiffness and those obtained in the buckling of the profiles and plates were also obtained. The results were 18% and 23% of differences in sagging and hogging, respectively. The overall average difference between the critical stress encountered and the standard stress was 44%.
Palavras-chave: Engenharia oceânica
Plataformas de combate
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Oceânica

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