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dc.contributor.advisorPasqualino, Ilson Paranhos-
dc.contributor.authorRegalla, Sabrina de Almeida Pinto-
dc.date.accessioned2019-04-25T18:01:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:14Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7422-
dc.description.abstractThis study evaluates the stress concentration of plain dents due to mechanical damage in steel pipes under internal pressure before and after repair. The work is focused on the development of a numerical model, based on the finite element method, to produce stress concentration factors of plain dents before and after applying glass fiber reinforced epoxy matrix laminate repairs with varying thicknesses. Small-scale steel pipe samples are submitted to denting and the resulting stress concentration in the damaged region is estimated under cyclic internal pressure, before and after repair execution. The finite element model developed is calibrated and validated from correlation between numerical and experimental results. Finally, a parametric study is carried out to evaluate stress concentration factors as a function of the repair thicknesses. These factors can be used in the fatigue assessment of damaged pipes, from the correction of S-N curves.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia oceânicapt_BR
dc.subjectConcentração de tensãopt_BR
dc.subjectDutos de transporte de hidrocarbonetospt_BR
dc.titleAvaliação de concentração de tensão em dutos danificados sob pressão interna após reparopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4287946266153874pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pinheiro, Bianca de Carvalho-
dc.contributor.referee1Costa Neto, Celio Albano da-
dc.contributor.referee2Freire, José Luiz de França-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em estudo numérico e experimental da concentração de tensão de dutos de transporte em hidrocarbonetos, provocada por defeitos do tipo mossa simples reparados sob pressão interna cíclica. O trabalho se concentra no desenvolvimento de um modelo numérico, baseado no método dos elementos finitos, para prover fatores de concentração de tensão associados a esses defeitos antes e depois da aplicação de reparos em materiais compósitos, fabricado com laminados em matriz de epóxi reforçada com fibra de vidro com diferentes espessuras. Amostras de tubos de aço em escala reduzida são submetidas à indentação e a concentração de tensão resultante na região danificada é estimada sob pressão interna cíclica. O modelo de elementos finitos desenvolvido é calibrado a partir de correlação numérico-experimental e utilizado em um estudo paramétrico para avaliar fatores de concentração de tensão em função da espessura do reparo. Esses fatores de concentração de tensão podem ser usados na avaliação de fadiga de dutos danificados, a partir da correção de curvas S-N.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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