Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7431
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise de linhas de ancoragem de plataformas oceânicas considerando diversos tramos e o trecho enterrado da linha
Autor(es)/Inventor(es): Kawasaki, Pedro Yuji
Tutor: Ellwanger, Gilberto Bruno
Tutor : Sousa, José Renato Mendes de
Resumen: Com o avanço da explotação de petróleo para localizações mais distantes da costa e que apresentam lâminas d’água profundas e ultra-profundas, a indústria offshore tem enfrentado inúmeros desafios tecnológicos na área de engenharia para instalar e manter em operação as unidades de perfuração e produção. Em decorrência dos limites operacionais impostos pelas condições ambientais severas e da necessidade de soluções técnicas que viabilizem economicamente o projeto das estruturas flutuantes, os projetos dos sistemas de ancoragem e das fundações têm papel fundamental na garantia da integridade e da confiabilidade estrutural necessária. Visando ao estudo dos sistemas de posicionamento, este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento das linhas de ancoragem considerando a interação solo-estrutura na configuração do equilíbrio. Para tanto, será realizada uma revisão da literatura disponível, culminando com o desenvolvimento de um algoritmo e a implementação computacional do problema. A validação da metodologia utilizada será feita através da comparação com programas de referência disponíveis.
Materia: Indústria offshore;
Petróleo
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10001621.pdf2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.