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dc.contributor.advisorSchaeffer, Roberto-
dc.contributor.authorMattos, Thaís de Moraes-
dc.date.accessioned2019-04-26T13:53:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:15Z-
dc.date.issued2011-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7451-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte e meio ambientept_BR
dc.subjectGases de Efeito estufapt_BR
dc.titleAnálise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rovere, Emílio Lèbre La-
dc.contributor.referee2Firmo, Heloísa Teixeira-
dc.description.resumoO Brasil não possui metas obrigatórias de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), como o Protocolo de Quioto instituiu aos países desenvolvidos, porém o país estipulou suas próprias metas voluntárias de redução de emissões. O setor de transportes no Brasil possui grande potencial de redução de emissão de GEEs, por ter o modal rodoviário como o mais utilizado no transporte de cargas e pessoas, e por ser o maior consumidor de derivados de petróleo do país.Sendo assim, esse estudo analisou as metodologias do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para o setor de transportes que poderiam ser utilizadas para nortear projetos para reduzir as emissões de GEE no país. No Rio de Janeiro, por vir a sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olímpiadas de 2016, serão feitas algumas melhorias no sistema de transporte urbano da cidade para esses eventos. Dentre elas destaca-se a implantação de 3 sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que irão tornar o transporte urbano da cidade mais atrativo e diminuir a circulação de diversos ônibus convencionais e carros de passeio, diminuindo assim os congestionamentos e o consumo de combustível fóssil, e consequentemente diminuindo também a emissão de poluentes atmosféricos locais e globais.Nesse estudo, foi feita uma estimativa da redução de emissão de GEE que poderá ocorrer após a implantação desse novo sistema de transportes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos mostraram uma redução de emissão significativa que poderá ser obtida pelo projeto, podendo assim, contribuir para que as metas voluntárias de redução de emissão de GEE do país e da recente meta voluntária do município do Rio de Janeiro sejam atingidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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