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dc.contributor.advisorPires Junior, Floriano Carlos Martins-
dc.contributor.authorSoares, Leonardo Sousa-
dc.date.accessioned2019-04-26T14:09:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:15Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7456-
dc.description.abstractThis work aims to present an innovating and alternative methodology of use of harbour tugs in assisting the ships’ maneuvers in ports, with the primary purpose of reducing the ship’s transit speed in the access channels to ports and terminals. This reduction of ship’s speed has the consequence of minimizing ship’s sinkage due to waves and squat effect as well. Moreover, such reduction in the ship’s sinkage is converted in an increase of the navigation parameter know as underkeel clearance value. Finally, the final purpose of the work is convert this increase of underkeel clearance in increase of ship’s draft, providing the ship’s owner an increase of cargo to be shipped and, in some cases, an increase of incomes, according to charter rates settled within a contract of affreightment, and tug’s charter prices. The proposed methodology can be used as a tool (in the decision-making process) by commercial directors or managers of ship’s companies, as well as port’s companies, which intends to remove port’s restrictions, by using harbour tugs in assisting ship’s maneuvers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia oceânicapt_BR
dc.subjectUtilização de rebocadores nos portospt_BR
dc.titleImpacto de modelos alternativos de uso de rebocadores portuários no aumento da capacidade de naviospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7372928419455446pt_BR
dc.contributor.referee1Sphaier, Sérgio Hamilton-
dc.contributor.referee2Marujo, Lino Guimarães-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por finalidade apresentar uma metodologia alternativa e inovadora de utilização de rebocadores portuários em assistência na manobra de navios, com a finalidade precípua de reduzir a velocidade de trânsito de navios no canal de acesso aos portos e terminais. Esta redução de velocidade apresenta, por consequência, um efeito de redução no afundamento da embarcação pela ação de ondas e devido ao efeito Squat, aumentando-se o parâmetro de navegação denominado folga abaixo da quilha. Finalmente, o propósito final do trabalho é converter este incremento de folga abaixo da quilha em aumento de calado, proporcionando ao armador do navio um aumento de carga a ser transportada e, em alguns casos, aumento de receita, dependendo do valor de frete pactuado (dentro de um contrato de afretamento) entre armador e afretador, e valores de afretamento dos rebocadores. O método proposto poderá ser utilizado como instrumento de apoio à tomada de decisão por diretores e gestores da área comercial de uma empresa de navegação ou, uma empresa administradora de um porto ou terminal, que pretendam eliminar limitações portuárias utilizando-se de rebocadores portuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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