Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7468
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Validação do sistema de filtragem online de um detector de partículas de altas energias
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Danilo Enoque Ferreira de
Orientador: Seixas, José Manoel de
Coorientador: Damazio, Denis Oliveira
Resumo: O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) tem seu foco no acelerador de partículas Large Hadron Collider (LHC). Seu objetivo é colidir feixes de partículas em altas energias. Vários detectores estarão prontos para medir as características das partículas após a colisão, que serão usadas para verificar a validade das novas teorias da física de partículas. O ATLAS, maior destes detectores, entrará em operação em breve e deve ter todos seus subsistemas operando perfeitamente para os ambiciosos objetivos dos físicos que analisarão a informação obtida. O Sistema de Filtragem de Alto Nível do ATLAS foi desenvolvido em software para rejeitar informação irrelevante, excluindo o ruído da eletrônica e acontecimentos físicos já bem conhecidos. O presente trabalho tem como objetivo validar o funcionamento do Sistema de Filtragem de Alto Nível do ATLAS utilizando um procedimento sistemático. Tanto a verificação do funcionamento correto do software, quanto da performance física esperada são realizadas a cada nova versão disponível do sistema. Um sistema semiautomático de controle de qualidade também é implementado, utilizando métodos estatísticos para comparar os resultados da última versão do sistema com versões anteriores. O sistema desenvolvido envia mensagens eletrônicas mostrando a discrepância entre os resultados obtidos.
Palavras-chave: Detecção de partículas
Medidas de partículas
Física de partículas
Desenvolvimento de software
Administração da qualidade
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLE
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Eletrônica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10001894.pdf2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.