Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7576
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Monitorização da evolução temporal da resposta à estimulação somato-sensitiva usando a magnitude quadrática da coerência
Autor(es)/Inventor(es): Lole, Dayana Sant’ Anna
Orientador: Souza, Marcio Nogueira de
Coorientador: Infantosi, Antonio Fernando Catelli
Coorientador: Melges, Danilo Barbosa
Resumo: A resposta cortical à estimulação elétrica (Potencial Evocado Somato-Sensitivo – PESS) tem sido considerada importante ferramenta no diagnóstico clínico de neuropatias e na monitorização durante cirurgias. Na prática médica, a análise desta resposta se baseia na identificação, por inspeção visual, de amplitudes e latências características da forma de onda do PESS. Esta análise é subjetiva e, portanto, influenciada pela experiência do observador, pela qualidade do registro do eletroencefalograma (EEG) e pelo regime de anestesia. Para contornar tal limitação, são adotadas técnicas estatísticas de detecção objetiva da resposta (ORD, de Objective Response Detection). Dentre essas, a Magnitude Quadrática da Coerência (MSC – Magnitude-Squared Coherence), técnica no domínio da frequência, tem apresentado resultados promissores na detecção de resposta ao estímulo sensorial somático. O monitoramento da presença/ausência de resposta à estimulação ao longo do exame também pode ser realizado por meio da evolução temporal da MSC em frequências localizadas na banda de máxima resposta (30-60 Hz). Complementando esta monitorização, a evolução temporal de características do PESS também pode ser realizada para se avaliar a resposta no domínio do tempo. O presente trabalho consistiu no desenvolvimento de um sistema que permite realizar desde a análise tradicional morfológica do PESS até a monitorização da resposta cortical por meio de técnicas ORD. Para validar a ferramenta desenvolvida foram utilizados sinais EEG (Sistema Internacional 10-20) durante a estimulação do nervo tibial direito de 40 voluntários adultos normais. Esses sinais foram filtrados de 0,1 a 100 Hz e digitalizados a 600 Hz (resolução 16 bits). A estimulação foi aplicada por meio de pulsos de duração de 200 μs, frequências de 2, 5, 7 e 9 Hz e intensidade igual ao limiar motor (menor intensidade capaz de produzir oscilações do hálux). O sistema foi desenvolvido utilizando-se a linguagem C/C++ para implementação das técnicas de processamento de sinais e a biblioteca gráfica wxWidgets para a interface com o usuário e traçado dos gráficos. Este sistema foi concebido para ser uma ferramenta de baixo custo e funcionar nas plataformas Linux e Windows. A ferramenta se mostrou adequada ao estudo de atividades corticais em resposta à estimulação somato-sensitiva, sendo extensível a outros protocolos de estimulação.
Palavras-chave: Eletroencefalograma (EEG)
software multiplataforma
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Eletrônica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10002307.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.