Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/7620
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Sergio Luiz Baptista da | - |
dc.contributor.author | Santos, Rayssa Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T12:57:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:18Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7620 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Estágios | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.title | A importância da orientação de estágio na formação docente: relato de experiência de estágio obrigatório de francês no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0028737125113983 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Edson Rosa da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9349701679851946 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o papel da formação docente de Francês Língua Estrangeira (FLE) através do processo de orientação dado no estágio obrigatório de francês no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). Por meio do relato de experiência, é comentado o estágio através de um caderno de campo, em que a estagiária anotava informações pertinentes aos feedbacks recebidos durante a orientação de estágio, assim como atividades desenvolvidas no estágio e conselhos de classe, além de usufruir de sua memória para descrever as atividades extra classe. É descrito o processo de mobilização e identificação da estagiária com o estágio através das inquisições da professora regente e sua orientação. Desta forma, a metodologia utilizada aqui é o estudo de caso, tendo como arcabouço teórico autores como: Pimenta (1999), Almeida E Pimenta (2014), Fantacini, Carvalho e Rivas (2017), Mello e Lindner (2012), Araújo e Lima (2014), Sousa (2016), Pimenta e Lima (2005), Azevedo e Andrade (2011), Boudreau (2001) entre outros. Na estrutura teórica deste trabalho abordaremos temas como estágio obrigatório, professor-orientador e orientar, elencados no processo de formação inicial e orientação da professora regente, passando pelo estudo de caso através da verificação dos dados apresentados por relato de experiência da autora, e chegando às considerações finais em que será analisado os prós e contras da formação docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RRSantos.pdf | 837.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.