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dc.contributor.advisorSilva, Sergio Luiz Baptista da-
dc.contributor.authorSantos, Rayssa Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2019-05-02T12:57:02Z-
dc.date.available2019-05-04T03:00:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7620-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.titleA importância da orientação de estágio na formação docente: relato de experiência de estágio obrigatório de francês no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0028737125113983pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Edson Rosa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9349701679851946pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o papel da formação docente de Francês Língua Estrangeira (FLE) através do processo de orientação dado no estágio obrigatório de francês no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). Por meio do relato de experiência, é comentado o estágio através de um caderno de campo, em que a estagiária anotava informações pertinentes aos feedbacks recebidos durante a orientação de estágio, assim como atividades desenvolvidas no estágio e conselhos de classe, além de usufruir de sua memória para descrever as atividades extra classe. É descrito o processo de mobilização e identificação da estagiária com o estágio através das inquisições da professora regente e sua orientação. Desta forma, a metodologia utilizada aqui é o estudo de caso, tendo como arcabouço teórico autores como: Pimenta (1999), Almeida E Pimenta (2014), Fantacini, Carvalho e Rivas (2017), Mello e Lindner (2012), Araújo e Lima (2014), Sousa (2016), Pimenta e Lima (2005), Azevedo e Andrade (2011), Boudreau (2001) entre outros. Na estrutura teórica deste trabalho abordaremos temas como estágio obrigatório, professor-orientador e orientar, elencados no processo de formação inicial e orientação da professora regente, passando pelo estudo de caso através da verificação dos dados apresentados por relato de experiência da autora, e chegando às considerações finais em que será analisado os prós e contras da formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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