Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7620
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A importância da orientação de estágio na formação docente: relato de experiência de estágio obrigatório de francês no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ)
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Rayssa Rodrigues dos
Tutor: Silva, Sergio Luiz Baptista da
Resumen: Este trabalho apresenta o papel da formação docente de Francês Língua Estrangeira (FLE) através do processo de orientação dado no estágio obrigatório de francês no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). Por meio do relato de experiência, é comentado o estágio através de um caderno de campo, em que a estagiária anotava informações pertinentes aos feedbacks recebidos durante a orientação de estágio, assim como atividades desenvolvidas no estágio e conselhos de classe, além de usufruir de sua memória para descrever as atividades extra classe. É descrito o processo de mobilização e identificação da estagiária com o estágio através das inquisições da professora regente e sua orientação. Desta forma, a metodologia utilizada aqui é o estudo de caso, tendo como arcabouço teórico autores como: Pimenta (1999), Almeida E Pimenta (2014), Fantacini, Carvalho e Rivas (2017), Mello e Lindner (2012), Araújo e Lima (2014), Sousa (2016), Pimenta e Lima (2005), Azevedo e Andrade (2011), Boudreau (2001) entre outros. Na estrutura teórica deste trabalho abordaremos temas como estágio obrigatório, professor-orientador e orientar, elencados no processo de formação inicial e orientação da professora regente, passando pelo estudo de caso através da verificação dos dados apresentados por relato de experiência da autora, e chegando às considerações finais em que será analisado os prós e contras da formação docente.
Materia: Formação de professores
Estágios
Ensino de língua estrangeira
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Francês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RRSantos.pdf837.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.