Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7621
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Marca d'água digital para inserção imperceptível de informação de calibração em imagens para dimensionamento 3-D
Autor(es)/Inventor(es): Hospodar, Gabriel Mayrink da Rocha
Tutor: Gomes , José Gabriel Rodríguez Carneiro
Resumen: Técnicas de marca d’água digital para inserir o imperceptível de informação em imagens têm diversas aplicações. As mais comuns envolvem proteção de direitos autorais, permitindo-se a identificação de um comprador de uma cópia legal de um produto, aplicações na área de segurança, onde por exemplo uma assinatura digital pode autenticar mapas militares etc.Atualmente encontra-se em desenvolvimento no Laboratório de Processamento Analógico e Digital de Sinais (PADS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro um sistema de dimensionamento tridimensional submarino que será utilizado para aplicações da Petrobras. Neste sistema, é útil inserir informações de calibração das câmeras nas próprias imagens conservando o tipo de arquivo bitmap, o que pode ser feito através do uso de marcas d’água digitais. Este trabalho aborda os métodos Lower Bit Modulatione Quantization In-dex Modulation para inserção de marca d’água digital em imagens, comparando-os em função das distorções apresentadas nas imagens marcadas e das capacidades de informação que cada método suporta.As implementações foram feitas na linguagem de programação C. Os testes realizados mostraram que o método Lower Bit Modulation apresentou melhores resultados, inserindo as informações de calibração de forma imperceptível e com razão sinal-ruído de aproximadamente 71 dB.
Materia: Lower Bit Modulation;
Quantization Index Modulation
Marca d'água digital;
Inserção imperceptível de informação;
Imagens de calibração
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Eletrônica e de Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10002384.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.