Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/7689
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardoso, Monica Machado | - |
dc.contributor.author | Vale, Felipe Lima do | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T19:11:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:00Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
dc.identifier.citation | VALE, Felipe Lima do. Ativismo no vale do youtube: o papel de influenciadores digitais na formação identitária de jovens LGBT + no Brasil. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7689 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Mídias sócias | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | Ativismo no vale do youtube:o papel de influenciadores digitais na formação identitária de jovens LGBT + no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Vidal, Elaine | - |
dc.contributor.referee1 | Fry, Peter Henry | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9711256508516518 | pt_BR |
dc.description.resumo | Explora os aspectos acerca da formação identitária do jovem LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) brasileiro, investigando mais diretamente a ligação entre a formação identitária e sua ligação com influenciadores e produtores de conteúdo do YouTube. A análise busca compreender a forma como esses influenciadores, enquanto figuras representativas, atuam no desenvolvimento de uma identidade e compreensão do significado social e político do que é ser uma pessoa LGBT+. A primeira etapa do projeto analisa o contexto histórico da comunidade LGBT+ e sua formação enquanto grupo minoritário. Após o entendimento do contexto social, vamos explorar a questão da representatividade online e o papel de influenciadores digitais enquanto formadores de opinião, mais especificamente os produtores de conteúdo do YouTube. Através do referencial teórico proposto, analisamos as relações entre o ativismo e as novas tecnologias, compreendendo como se dá a convergência entre o mundo online e offline. O objetivo do estudo é compreender se esses indivíduos influenciam os jovens em questões de empoderamento, entendimento identitário e assunção da sexualidade, além de buscar pistas sobre a forma como essa influência ocorre. Por meio de questionário online misto, foi realizada uma pesquisa com jovens de 15 a 24 anos que se identificavam ou não como integrantes da comunidade LGBT+, com o objetivo de fazê-los refletir sobre os efeitos do contato online com indivíduos que produzem conteúdo relacionado à diversidade. A partir da análise das respostas obtidas, os resultados apontam que a influência exercida é positiva, fazendo com que os jovens tenham maior compreensão sobre suas sexualidades, além de tomarem conhecimento sobre o significado social da luta e universo LGBT+, reforçando o senso de pertencimento a uma comunidade e o conhecimento sobre a causa e elementos do meio LGBT+. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.