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dc.contributor.advisorSerpa, Marcelo Helvecio Navarro-
dc.contributor.authorCabral, Fernanda de Abreu-
dc.date.accessioned2016-09-13T14:33:11Z-
dc.date.available2016-09-15T03:00:10Z-
dc.date.issued2010-12-16-
dc.identifier.citationCABRAL, Fernanda de Abreu. Marketing esportivo: o uso do patrocínio esportivo como alternativa de comunicação. 2010. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/768-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectPatrocíniopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleMarketing esportivo: o uso do patrocínio esportivo como alternativa de comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Sebastião Amoêdo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Monica Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.description.resumoDiante de um cenário onde o congestionamento do espaço publicitário é uma realidade, as empresas enfrentam dificuldades para impactar o público-alvo com as suas mensagens. Anunciar custa cada vez mais caro e os consumidores não são capazes de assimilar o enorme número de mensagens as quais estão expostos diariamente. Cabe aos profissionais de marketing encontrar maneiras alternativas e eficazes de comunicação. Este trabalho pretende discutir os fundamentos do marketing esportivo, mostrando de que maneira o esporte pode ser usado como um canal de comunicação com o público. Serão apresentados características e valores do esporte para que seja possível entender como a associação de marcas a este segmento pode contribuir para posicionar, agregar valor e promover uma marca no mercado. Por fim, será analisado um caso de patrocínio do futebol brasileiro, o da marca Olympikus ao Clube de Regatas do Flamengo, para exemplificar o conteúdo abordado ao longo do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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