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dc.contributor.advisorSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
dc.contributor.authorBardanachvili, Julia Graça-
dc.date.accessioned2019-05-02T19:30:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:09Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationBARDANACHVILI, Julia Graça. O "cheirinho" da Melissa: o aroma como estímulo sensorial e seus efeitos no comportamento do consumidor. 2017. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7690-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectOlfatopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleO "cheirinho" da Melissa: o aroma como estímulo sensorial e seus efeitos no comportamento do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1314551148230240pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Maria Alice de Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3542013565837082pt_BR
dc.contributor.referee2Nolasco, Sócrates Alvares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7806093153450971pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo entender de que forma o aroma da marca de sapatos Melissa, presente tanto no ambiente de loja quanto nos produtos, interfere no comportamento do consumidor. Por meio da etnografia, observou-se, durante o mês de outubro de 2017, a conduta das pessoas que entravam em lojas da Melissa previamente selecionadas e percebeu-se que o cheiro ambiente é um estímulo sensorial que incentiva as pessoas a se envolverem com os modelos, tocando-os, experimentando-os, cheirando-os e testando seu conforto, de modo que se atribua uma forma concreta ao aroma. Para a realização do estudo etnográfico, fez-se uma revisão bibliográfica, que englobou as temáticas do comportamento do consumidor, do marketing de varejo e do marketing sensorial e olfativo, possibilitando conectar as teorias apresentadas com os resultados obtidos após a pesquisa. Notou-se que fatores como cultura, subcultura, classe social, família, grupos de referência, crenças e atitudes, valores, personalidade, estilo de vida, dentre outros, somados à experiência vivida no varejo físico, que se utiliza de estímulos sensoriais para despertar emoções e lembranças nas pessoas, são os principais elementos que influenciam no comportamento do consumidor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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