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dc.contributor.advisorKleiman, Mauro-
dc.contributor.authorOliveira Júnior, Pedro Ernesto de-
dc.date.accessioned2019-05-03T14:03:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:35Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7721-
dc.description.abstractThe objective of this study is to show that the asphalt is more than an urban equipment, but a sociological and explanatory category of the exclusion of a considerable portion of the low-income population of the formal city, with the cut in Vilar dos Teles, in the municipality of São João de Meriti, RJ. Having said this, we propose to problematize the following themes: asphalt policies in areas with low income populations; the fragility of the needy population that gives rise to patronizing government practices and "urban sprawl"; the formation of the urban space from the adoption of the road pattern by the country; and the construction of a perception of the marginality of populations living on unpaved streets.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectSegregação espacialpt_BR
dc.subjectAsfaltamentopt_BR
dc.subjectVilar dos Teles, São João de Meriti (RJ)pt_BR
dc.titleRua sim, rua não em Vilar dos teles: um olhar à luz da instalação de redes e do asfalto, com vistas à inclusão na cidade legalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem por objetivo mostrar que o asfalto é mais do que um equipamento urbano, mas uma categoria sociológica e explicativa da exclusão de parcela considerável da população de baixa renda da cidade formal, com o recorte em Vilar dos Teles, bairro do município de São João de Meriti, RJ. Posto isso, propõe-se problematizar as seguintes temáticas: as políticas de asfaltamento nas áreas com populações de baixa renda; a fragilidade da população carente que faz surgir práticas governamentais clientelistas e de "espoliação urbana"; a formação do espaço urbano a partir da adoção do padrão viário pelo país; e a construção de uma percepção de marginalidade das populações que residem em ruas não pavimentadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

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