Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/780
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dc.contributor.advisorRibeiro, Amanda Fontoura Zanotto-
dc.contributor.authorSobral, Pedro Luiz Marcondes de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-09-14T19:03:25Z-
dc.date.available2016-09-16T03:00:10Z-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.identifier.citationSOBRAL, Pedro Luiz Marcondes de Oliveira. A construção de marca e posicionamento no processo de fusões como ferramentas essenciais no desenvolvimento e integração de uma nova cultura organizacional: um estudo de caso da Raízen joint-venture entre Shell e Cosan. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/780-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing 3.0pt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectCultura corporativapt_BR
dc.subjectPosicionamento da marcapt_BR
dc.titleA construção de marca e posicionamento no processo de fusões como ferramentas essenciais no desenvolvimento e integração de uma nova cultura organizacional: um estudo de caso da Raízen joint venture entre Shell e Cosanpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1070238130184703pt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Andréia de Resende Barreto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7027082295975399pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Camila Augusta Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1284922248505888pt_BR
dc.description.resumoComo tendência de mercado, fusões e aquisições de grandes empresas não são raras de acontecer. Estes processos contam com a comunicação para conseguir passar a todos os seus públicos (interno e externo) o propósito da transição. Portanto, este trabalho aborda o importante papel da cultura corporativa em fusões a partir dos conceitos de marca e posicionamento, especialmente na era atual do Marketing 3.0, voltada para os valores. Para tal, foi analisado o estudo de caso da empresa Raízen, joint-venture entre a Shell e Cosan formada em 2011 no Brasil. Foram utilizados material da web e entrevista com funcionário da organização referente a construção da marca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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