Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7887
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : SQL Translator – Biblioteca e framework multiplataforma para desenvolvimento de software com isolamento de camadas para banco de dados
Autor(es)/Inventor(es): Bezerra, Cícero Ricardo Máximo
Gandos, Paulo Felipe Braga
Tutor: Villas-Boas, Sérgio Barbosa
Resumen: Um dos grandes obstáculos das aplicações comerciais modernas é a utilização dos diversos tipos de SQL pelos programadores. Por motivos comerciais diversos os fabricantes de SGBD (Sistemas Gerenciais de Banco de Dados) procuram incluir no SQL diretivas que visam otimizar o funcionamento do código em seus programas de Banco. Tal iniciativa no entanto causa a proliferação de diversos sotaques de SQL. A existência destes sotaques dificulta a criação de programas para SGBDs no qual não se tenha costume, onera o desenvolvimento de sistemas e requer da equipe de desenvolvimento constante atenção entre as sutilezas que diferenciam um sotaque de outro. O objetivo deste trabalho é a construção de uma arquitetura que facilite o desenvolvimento de aplicações em C++ isolando o programa do SGBD. O isolamento consiste em arbitrar uma sintaxe de SQL como padrão. A conexão com um SGBD com SQL não padrão é feita através da passagem da string de SQL para o tradutor da SQL Translator, que traduz para o SQL adequado ao SGBD. Escolheu-se o PostgreSQL como SQL padrão. Para ilustrar o funcionamento do SQL Translator foi implementado o tradutos para a linguagem Oracle.
Materia: SQL
C++
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Eletrônica e de Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10003329.pdf603.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.