Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7892
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A geopolítica de distribuição de gás natural européia/asiática e a Rússia como grande protagonista deste cenário
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Rafael Nóbrega
Orientador: Bone, Rosemarie Bröker
Resumo: Este projeto de graduação visa analisar a atual disposição geopolítica européia no que tange o mercado de gás natural, trazendo a Rússia à posição de protagonista deste cenário como principal fornecedor deste insumo. Descreveremos, também,as condições atuais a que se submetem os exportadores e importadores desta commodity no cenário europeu/asiático e os conflitos que ajudaram a construir o contexto atual. Adiante, abordaremos o aumento da dependência européia por energia, principalmente pelo gás natural, e a busca do continente por não só diversificar suas fontes de exportação como também buscar urgentemente por novos fornecedores.Inevitavelmente, discutiremos acerca dos gasodutos que permitem este fluxo de gás natural pela Europa e a geopolítica por trás destes e da entrada de novos mercados consumidores na disputa por esta commodity. Por fim, ao concluir este trabalho, elucidaremos o leitor acerca da capacidade da Rússia, maior produtor da região, em atender a demanda de todos os mercados a que se propôs.
Palavras-chave: Gás natural
Rússia
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia de Petróleo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10003371.pdf3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.