Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7908
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Prospecção tecnológica sobre produção e caracterização de compósito de vidro e feldspático-moscovita para prótese dentária e elaboração de um pedido de patente
Autor(es)/Inventor(es): Xavier, Elisa Pereira
Orientador: Ogasawara, Tsuneharu
Coorientador: Loureiro, Silvia Maria Nunes Alves
Resumo: O presente trabalho consistiu na prospecção tecnológica sobre a produção e caracterização de compósito de vidro feldspático-moscovita para prótese dentária e na elaboração de um pedido de patente para depósito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI. Foi feito um levantamento detalhado do estado da técnica nas bases de dados espacenet, USPTO, SINPI e EPOQUE, específicas para patentes, bem como foi realizada uma atualização da busca bibliográfica em bases reconhecidas (por exemplo,http://apps.isiknowledge.com). Os resultados obtidos mostram o desenvolvimento de técnicas correlatas para obtenção de próteses dentárias e auxiliam na verificação da novidade da matéria em questão, requisito básico para obtenção de uma patente. A partir da análise desses dados é possível avaliar se as instituições envolvidas no projeto devem proteger a tecnologia desenvolvida e, diante do estado da técnica mais próximo encontrado, como pode ser estruturado o relatório descritivo, as reivindicações e o resumo de acordo com o disposto no Ato Normativo 127 e na Lei nº. 9279/96 – Lei da Propriedade Industrial.
Palavras-chave: Feldspático-moscovita;
Compósito de vidro;
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Metalúrgica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10003490.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.