Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7910
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização do aço inoxidável duplex UNS S31803 pela técnica não destrutiva de correntes parasitas pulsadas
Autor(es)/Inventor(es): Loureiro, Jessica Pisano
Orientador: Rebello, João Marcos Alcoforado
Resumo: Aços inoxidáveis duplex são materiais com microestrutura bifásica formada por ferrita e austenita. Eles possuem boas propriedades mecânicas e resistência à corrosão, sendo conseguidas as melhores propriedades quando essas fases estão em proporções aproximadamente iguais. Quando expostos em altas temperaturas (300°C a 1000°C), pode ocorrer uma mudança no balanço ferrita /austenita e esses aços precipitam fases secundárias que prejudicam algumas propriedades do material. Um exemplo de fase deletéria é a fase sigma, que requer maior atenção. Por possuir duas fases com propriedades magnéticas distintas, a utilização de ensaios magnéticos é adequada para examinar a estrutura desses aços. O ensaio não destrutivo utilizado neste trabalho é a técnica de correntes parasitas pulsadas. Esta técnica vem sendo estudada recentemente, principalmente na caracterização de materiais. Este trabalho tem como objetivo caracterizar aços inoxidáveis duplex com diferentes percentuais de fase sigma através da técnica de correntes parasitas pulsadas, correlacionando-os aos parâmetros da técnica como amplitude do sinal e tempo que o sinal atinge o máximo.
Palavras-chave: Correntes parasitas pulsadas
Aço inoxidável
Difração por raios-x
Metalográfia
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICA::PROPRIEDADES FISICAS DOS METAIS E LIGAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10003511.pdf6.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.