Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7926
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dc.contributor.advisorBarros, Chalini Torquato Gonçalves-
dc.contributor.authorSantos, Raissa dos-
dc.date.accessioned2019-05-14T21:02:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:54Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Raissa Silva dos. A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7926-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.titleA representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2809165635300769pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Elaine Vidal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743857347988993pt_BR
dc.contributor.referee2Carrera, Fernanda Ariane Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9858189664859918pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa entender qual é o papel representado pelas mulheres negras na mídia de moda. Para responder essa pergunta, usaremos de objeto, nesse trabalho, as capas da revista VOGUE Brasil, edições de novembro, que são dedicadas ao Rio de Janeiro. O assunto se tornou interessante pois a autora observou, dentro da sua atuação no mercado de moda no Rio de Janeiro, uma ascensão de estilistas e modelos negras no mercado de moda da cidade. Para entender se a representação dessas pessoas existe na revista e como ela é feita, esse trabalho primeiramente expõe como a mulher negra é vista pela sociedade e pela mídia em geral através das noções de democracia racial, racismo e ideologia de branqueamento da população. Depois, vamos entender a importância que a VOGUE Brasil dá as suas capas e a posição legitimada que essa mídia tem no jornalismo e indústria da moda. Então, iremos para um estudo de caso, utilizando a técnica da análise do discurso onde analisaremos 10 capas dessa revista procurando representações das mulheres negras através das chamadas e imagens presentes nesse elemento da publicação. O objetivo do trabalho é, então, analisar se há e como é a representação das mulheres negras nesse espaço. É constatado, ao fim, que não há representação alguma, o que evidencia que a revista utiliza seu discurso para a legitimar o mito da democracia racial e a superioridade da elite branca, em consequência continua negando uma posição diferente da subalterna, que é onde geralmente as mulheres negras são encontradas na sociedade brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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