Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7927
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sorocaba, uma outra história: um olhar sobre as política de assistência social do município
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Guilherme Ramos da Costa
Orientador: Morgado, Rosana
Resumo: Análise da política de assistência social no município de Sorocaba (SP) com enfoque no período de 1999 a 2013 observando os impactos da chamada crise sistêmica do capital no marco do tardo capitalismo e das suas reações de viés neoliberal. O estudo se baseia essencialmente em dados orçamentários do município. Leva em conta as novas expressões da – questão social‖ e a hipótese de centralidade da política de assistência neste cenário, observando a história da cidade e seus eventos mais importantes para produzir uma análise crítica das atuais formas de políticas neoliberais na administração pública. Nos governos Amary (1997 a 2004) e Lippi (2005 a 2012) passando da – descoberta‖ das políticas de visibilidade – urbanísticas principalmente – do primeiro à consolidação da desestruturação definitiva dos serviços municipais da seguridade com o segundo. Diante do quadro, discuto a construção histórica do pensamento conservador na cidade que tem em suas bases a retenção da entrada do ensino na cidade que ocorre de forma tardia e tecnicista, bem como a produção de trabalhos enviesados sobre políticas públicas. Por fim, analisei a situação da assistência social no contexto sócio-histórico da cidade apontando indícios de seu estado de precarização no município.
Palavras-chave: Política social
Assistência social
Neoliberalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DIAS, Guilherme Ramos da Costa. Sorocaba, uma outra história: um olhar sobre as política de assistência social do município. 2016. 106 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRDCosta.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.