Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7934
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Petrologia metamórfica de rochas de alto grau associadas à base de arcos continentais: o exemplo do Maciço do Kabyé (Togo)
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Caroline Melo
Tutor: Mendes, Júlio Cezar
Tutor : Araujo, Carlos Eduardo Ganade de
Resumen: O Maciço Kabyé consiste em uma serie cálcio-alcalina de rochas igneas formadas em um arco continental Neoproterozóico relacionado a formação do Gondwana Oeste. Ele é divido em três principais unidades: i) Unidade Inferior; ii) Unidade Intermediária e iii) Unidade Superior. Essas unidades representam, de acordo com a estratigrafia, a base, porção intermediária, e topo do maciço. As rochas do arco se diferenciam da raiz para o topo, com metagabros a granada e granada-piroxenitos na raiz, metagabros com ou sem granada e metanortositos na parte intermediaria e metadioritos no topo. De acordo com a petrografia, essas amostras revelam que a assembleia de pico das rochas da base e porção intermediária é composta por granada, onfacita e Na-diopsídio e plagioclásio, enquanto que a Unidade Superior apresenta plagioclágio, hornblenda e biotita. Estudos termobarométricos indicam pressão de 17-19 kbar e temperatura de 830°C-875°C na Unidade Inferior, 14-15 kbar e 800-925°C nos metagabros intermediários e ~7 kbar e ~720°C nos metadioritos. Esses resultados apontam que as rochas da raiz se formaram entre 54 km e 61 km de profundidade, numa zona transional entre fácies granulito e eclogito. A porção intermediária registra profundidades entre 45 km a 49 km e o topo, aproximadamente 24 km. O registro de rochas de arco continental como as encontradas na base do Maciço Kabyé é raro, e dentre eles não há rochas tão antigas quanto as deste maciço, com idade entre 640-610 Ma. Tal constatação faz do Maciço Kabyé uma única e excelente fonte para o melhor entendimento sobre petrologia de granulitos de alta pressão e eclogitos associados à raízes de arco magmáticos continentais.
Materia: Granulito HP
Raiz de arco
Termobarometria
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::PETROLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RIBEIRO, C.M ok.pdf4.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.