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dc.contributor.advisorAlmeida, Alda Rosana Duarte de-
dc.contributor.authorFlorentino, Thaís Portilho-
dc.date.accessioned2016-09-20T18:41:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:06Z-
dc.date.issued2014-12-03-
dc.identifier.citationFLORENTINO, Thaís Portilho. Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/797-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de belezapt_BR
dc.subjectTerceira idadept_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectPerfil do consumidorpt_BR
dc.titleVaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da belezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348pt_BR
dc.contributor.referee1Rett, Lucimara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Gláucia Salvador-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598534302321545pt_BR
dc.description.resumoA partir da evolução da população idosa no Brasil, e de seu poder de compra, o estudo de seus hábitos de consumo é um tema atual e importante. No que tange a oferta de produtos e serviços de beleza, que corresponde a um segmento lucrativo em crescimento, ainda privilegia-se a consumidora jovem. Nesse trabalho, analisa-se o comportamento de consumo da mulher idosa, explorando as oportunidades existentes no segmento da beleza, e é questionada a imposição do padrão estético associado à juventude. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória com sete mulheres idosas residentes no Rio de Janeiro, a partir da qual foi possível inferir sobre os médicos dermatologistas como grupo de referência na compra de cosméticos, sobre os atributos valorizados no momento da compra, além da relação da amostra com o seu corpo e idade. Foi possível, ainda, perceber que há espaço no mercado para o investimento mais expressivo nesse nicho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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