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dc.contributor.advisorSzklo, Alexandre Salem-
dc.contributor.authorCarvaho, Francielle Mello de-
dc.date.accessioned2019-05-20T14:48:48Z-
dc.date.available2019-05-22T03:00:37Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7981-
dc.description.abstractThe aviation industry has set ambitious goals to reduce fuel consumption not only to reduce costs but also to reduce greenhouse gas (GHG) emissions. These goals include energy efficiency improvements, a carbon neutral growth from 2020 on and expressive reductions in carbon footprint by 2050. One of the strategies established for achieving these goals is the development of alternative sustainable fuels, also known as biojet fuels. Brazil may be considered a potential producer of biojet fuel given its favorable edaphoclimatic conditions that makes the country a major agricultural producer. Furthermore, the country has a high availability of resources and a vast experience in biomass utilization for biofuels production. In this sense, this dissertation presents a case study for assessing the potential of biojet fuel production in Brazil. To this end, some indicators as feedstock availability, environmental performance and the costeffectiveness of selected production routes were evaluated. Results has shown that the country has an expressive bioenergy potential that is favorably concentrated near the main localities of fuel consumption and handling in the country. Still, reductions in life cycle GHG emissions reached 94% for one of the selected routes, compared to the conventional jet fuel. However, the main production routes require high capital investments or feedstock expenses leading to high levelized fuel costs.en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectMudança climáticapt_BR
dc.subjectResíduos de combustívelpt_BR
dc.titleEvaluation of the Brazilian potential for producing aviation biofuels through consolidated routesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8893711957121301pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pereira, Joana Portugal-
dc.contributor.referee1Seabra, Joaquim Eugênio Abel-
dc.contributor.referee2Schaeffer, Roberto-
dc.description.resumoA indústria da aviação estabeleceu metas ambiciosas para reduzir o consumo de combustível, não só para reduzir os custos, mas também para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Tais metas incluem melhorias na eficiência, crescimento neutro em carbono a partir de 2020 e expressivas reduções na pegada de carbono até 2050. Uma das estratégias estabelecidas para atingir esses objetivos é o desenvolvimento de combustíveis alternativos sustentáveis, também conhecidos como biojet. O Brasil pode ser considerado um potencial produtor de biojet devido às condições edáfoclimáticas favoráveis, que fazem do país um grande produtor agrícola. Além disso, o país possui elevada disponibilidade de recursos e uma vasta experiência na utilização de biomassa para a produção de biocombustíveis. Nesse sentido, esta dissertação apresenta um estudo de caso para avaliar o potencial da produção de biojet no Brasil. Para tal, alguns indicadores como disponibilidade de matéria-prima, performance ambiental e efetividade de custo para rotas de produção selecionadas foram avaliados. Os resultados mostraram que o país tem um potencial expressivo de bioenergia que está favoravelmente concentrado próximo às principais localidades de manuseio de combustível no país. Ainda assim, as reduções nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no ciclo de vida atingiram 94% para uma das rotas selecionadas, em comparação com o combustível convencional. No entanto, as principais rotas de produção exigem altos investimentos de capital ou despesas com matéria-prima, resultando em altos custos nivelados para os combustíveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Energéticopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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