Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7982
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo teórico das propriedades eletrônicas do dímero de DTS-TPD com ênfase nas superfícies de energia potencial dos estados fundamental e excitados Singlete em função de três ângulos de torção
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Cauê Paula de
Tutor: Cardozo, Thiago Messias
Resumen: Foram realizados estudos de transições singlete do dímero de ditienosilola-tienopirroldiona (DTS-TPD). Construíram-se curvas de energia potencial (CEP) para o estado fundamental e para os 20 primeiros estados excitados com relação à rotação em torno da ligação C–C que une as duas unidades monoméricas, nos níveis DFT–TD-DFT/B3LYP/def-SV(P) e DFT–TD-DFT/PBE0/def-SV(P). Para fins comparativos, CEP do estado fundamental e dos 5 primeiros estados excitados foram construídas também em nível SOS-ADC(2)/def-SV(P). Análises de transferência de carga (CT), localização dos éxcitons (POS) e orbitais naturais de transição (NTO) foram empregadas na caracterização das transições. Explorou-se, também, superfícies de energia potencial (SEP) com relação à rotação em torno das três ligações C–C que unem as três diferentes unidades da molécula, em busca de possíveis cruzamentos entre os estados. Análises de CT, POS e NTO auxiliaram na busca por cruzamentos entre estados nessas superfícies. Observou-se que a principal transição opticamente ativa é a S0 ! S1. Nenhum cruzamento entre o estado fundamental e estados excitados foi encontrado, indicando ausência de mecanismos de desativação não-radiativa nessas coordenadas. Duas geometrias estáveis foram encontradas para o dímero, com uma barreira de energia entre elas. Verificou-se que a barreira no estado S1 é maior do que no estado fundamental, indicando maior rigidez da molécula excitada. Por fim, 7 possíveis cruzamentos entre estados excitados foram detectados nas SEP no nível DFT–TD-DFT/B3LYP/def-SV(P) contra 6 no nível DFT–TD-DFT/PBE0/def-SV(P).
Materia: Fotovoltaicos orgânicos
Dímero de ditienosilola-tienopirroldiona
Silola
Estados excitados singlete
DTS-TPD
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-abr-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cauê Paula de Souza.pdf30.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.