Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7996
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Determinação de elementos terras raras em lâmpadas fluorescentes utilizando a espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Evelyn Muguet
Orientador: Pontes, Fernanda Veronesi Marinho
Coorientador: Paulino, Jéssica Frontino
Resumo: Atualmente, os elementos terras raras (ETRs) são considerados elementos críticos e sua importância para o avanço tecnológico tem sido discutida mundialmente devido à sua alta demanda graças à grande variedade e especificidade nas aplicações tecnológicas. Infelizmente, a disponibilidade de ETRs está em risco baseado em uma série de fatores. De particular significado a China controla 98% da oferta atual e vem restringindo as exportações de ETRs, e consequentemente aumentando seus preços. As lâmpadas fluorescentes (LF) são um dos principais alvos quando se trata da recuperação dos ETRs, especialmente quando se leva em consideração as grandes quantidades vendidas a cada ano. Elas possuem uma camada branca, chamada fósforo, que reveste o tubo das LF. Nessa camada fosforosa que se encontram os ETRs. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a determinação de ETRs em pós de lâmpadas fluorescentes. Para a decomposição da amostra foram comparadas digestão assistida por chapa de aquecimento (método clássico) e digestão por sistema de alta pressão e temperatura (HPA-S). A técnica de espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) foi utilizada para a quantificação de ETRs nas amostras. A digestão assistida por HPA-S gera resultados satisfatórios com nível de confiança elevado. As concentrações de ETRs por HPA-S em µg g-1 foram: 224501 ± 354 para Y, 2021 ± 35 para La, 471 ± 28 para Eu, 239 ± 6 para Gd, e 1064 ± 14 para Tb. O método proposto apresentou boa repetibilidade com RDS ≤ 9%. Além disso, esse método é menos dispendioso em relação à chapa de aquecimento, pois utiliza menor quantidade de reagentes e pode ser executado em tempos menores.
Palavras-chave: Terras raras
Espectrometria de massas
Plasma
Lâmpadas fluorescentes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evelyn Muguet Ferreira.pdf598.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.