Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8001
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Construções de predicador verbal complexo na linguagem do futebol: para matar a bola no peito e fazer um golaço no discurso
Autor(es)/Inventor(es): Figueira, Clarissa Fontenlos
Orientador: Vieira, Márcia dos Santos Machado
Resumo: Esse trabalho possui como objeto de estudo expressões compostas por um verbo-suporte associado a um elemento não-verbal formando, assim, um predicador complexo indicativo de uma jogada esportiva. Alguns exemplos dessas expressões são estruturas como “Fazer um golaço”, “dar um carrinho”, “fazer uma defesa” e “marcar um gol”. Algumas delas são formadas por elementos não-verbais aos quais se associam afixos de grau. O predicador complexo (verbo-nominal) indica um estado de coisas (dinâmico ou não) e, então, seleciona um papel participante ou mais, compatibilizando-se, por força de atração ou de coerção, a uma construção de estrutura argumental (normalmente uma estrutura pessoal que prevê um papel argumental ou mais) para a configuração de uma proposição no mundo psicobiossocial. Mapeamos (i) quais verbos podem atuar nesse tipo de construção; (ii) se há exemplos do que podemos chamar de verbo semissuporte segundo MACHADO VIEIRA (2014) a preencher o slot verbo suporte da construção; (iii) Também descrevemos como se configura o pareamento forma-função das expressões de nossa amostra (iv) como elas se realizam em diferentes contextos e (iv) se há casos de variação. Para isso, examinamos quali-quantitativamente um corpus de 477 dados de expressões licenciadas por essa construção, coletados em textos sobre o futebol e 166 dados coletados em textos de contextos diversos, diferentes do futebol. Com base no referencial teórico da Linguística Funcional-Cognitiva, e da Gramática de Construções Baseada no Uso, nessa análise, exploramos os conceitos de: (1) variação, mudança construcional e construcionalização (TRAUGOTT & TROUSDALE, 2013 (2) níveis de esquematicidade, produtividade, composicionalidade e contextualidade das expressões (3) verbos suporte e semissuporte, entre outros.
Palavras-chave: Gramática
Neologismos lexicais
Linguística cognitiva
Futebol
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEM
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Latim

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFFiguera.pdf731.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.